Sintese A Leitura
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
LICENCIATURA EM QUÍMICA
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA
DOCENTE: MARIA DAS GRAÇAS MOITA
Síntese do tópico “A leitura” retirado do texto “O ato de Estudar”
TERESINA
2014
Paulo Freire, educador contemporâneo, aponta que estudar é um trabalho difícil. Exige uma posição crítica e sistemática. Requer uma disciplina intelectual que só se ganha com a prática. O ato de ler, que é um ato de concentração, demanda distanciamento e reflexão. É um ato que só se objetiva mediante os procedimentos lógicos de análise, síntese, interpretação e juízo crítico. “A inteligência humana é lenta”, para compreendermos a mensagem de um texto, precisamos dedicar um espaço de tempo e nos submetermos a uma séria disciplina de trabalho: delimitar a unidade de leitura e ler repetidas vezes. Para um bom entendimento de um texto, devemos seguir, segundo Leda Miranda Huhne, algumas etapas:
Leitura exploratória é o primeiro contato do leitor com o texto, momento em que devemos ficar atento à explicação do pensamento do autor, nesta primeira leitura corrida não é útil para o leitor resumir nem grifar as ideias chaves.
Leitura analítica, a qual consiste no exame do texto, tentando perceber o quê e como ele apresenta o assunto.
Leitura interpretativa é a terceira abordagem do texto com vista à sua interpretação, mediante a situação das idéias do autor.
Problematização é o levantamento dos problemas do texto, o qual nos dará elementos para a reflexão pessoal e debate em grupo. Ler atentamente o texto e questioná-lo, procurando encontrar as respostas para os questionamentos iniciais