Sintese sobre ead
A tecnologia está se difundindo rapidamente em todo o mundo, naturalmente gerando uma constate busca por tecnologia. Por isso é necessário que todos os docentes estejam capacitados e tenham o domínio dos meios tecnológicos para a promoção da inclusão digital no meio universitário, como uma forma de inseri-los neste mundo onde a tecnologia cada vez mais ganha espaço. Porém o seu uso precisa ir além do acesso e de mera alfabetização a informática precisa atender às necessidades reais do cotidiano pedagógico e ser utilizada para viabilizar a participação de todos.
No sistema de gestão de educação á distância (Ead) consiste em uma pedagogia inovadora e viabilidade acadêmica, que utiliza a tecnologia de maneira aberta e flexível, com o objetivo de apoiar a produção do conhecimento e do desenvolvimento humano. Caracterizada por ter como um dos seus elementos centrais no processo de gestão do conhecimento a capacidade de produzir, armazenar, processar e dissemina informações e conhecimento.
Cabe ainda ao gestor, estar atualizando e ampliando seu conhecimento sobre tecnologia na educação presencial e a distância, para avalia o que é novo e o que é permanente na educação, e possibilitar o estudo e a compreensão do aluno; sensibilizando sua equipe para as mudanças necessárias, identificando possíveis parceiro nas áreas públicas e privadas para produção e desenvolvimento técnicas do curso e registro de dados científicos. O gestor acadêmico tanto da educação presencial quanto a distância trabalha com parâmetros preconizados pelas teorias de gestão e conhecimento e de qualidade.
NÍVEIS E FOCOS DA GESTÃO NA EAD
O principal planejamento estratégico em EAD pode ser caracterizado em três etapas ou níveis hierárquicos. O primeiro; definir a estruturação logística e pedagógica do curso; segundo, a abordagem pedagógica do material a ser utilizado; terceira avaliação da aprendizagem do aluno, que é tão importante no presencial como a distância.