Responsabilidade sócio
OBJETIVO
O objetivo deste projeto é demonstrar a relevância da responsabilidade sócio-ambiental nos diversos cenários que a empresa pretende atuar e a contribuição para o conhecimento tanto acadêmico, quanto empresarial. Verifica-se que as empresas com interesse de praticar ações sócio-ambientalmente responsáveis poderão recorrer ao Instituto ETHOS, um dos intermediadores que darão suporte para as empresas adotarem de forma adequada este tipo de gestão.
RESUMO DO PROJETO
O conceito de responsabilidade sócio-ambiental gera opiniões divergentes e sua prática pode ser interna ou externamente à empresa. O compromisso das empresas é promover o bem-estar da sociedade. Os impactos trazidos pela adoção da responsabilidade sócio-ambiental na gestão da empresa são: credibilidade do mercado, reconhecimento e respeito do público e, dentre outros, destaca-se o diferencial competitivo.
Introdução O tema abordado neste artigo desperta cada vez mais a atenção das empresas, que, além de trazerem benefícios para si, conquistam a admiração do consumidor e a credibilidade do mercado. A importância do tema busca conscientizar as empresas a exercerem uma gestão politicamente adequada com a adoção de práticas de responsabilidade sócio-ambiental. A responsabilidade sócio-ambiental é um compromisso da organização com o meio no qual está inserida, passando a ser uma organização efetiva, caracterizada pela satisfação dos requisitos da sociedade e preservando o meio ambiente. A sociedade exige que as empresas cumpram rigorosamente as normas e padrões de comportamento social estabelecidos em seu ambiente de atuação. A prática correta da responsabilidade sócio-ambiental traz vantagens competitivas em relação aos concorrentes, possibilitando melhores desempenhos econômicos, sociais e ambientais e promovendo melhores condições no bem-estar da sociedade. Este texto articula sobre o papel das empresas na sociedade, bem como sobre os