Sintese rousseau
Em Emilio, Rousseau usa como exemplo o homem natural e defende uma pedagogia que siga a natureza. Na obra o personagem Emilio é afastado da sociedade corrupta até os 15 anos evitando qualquer corruptora da sociedade.
Rousseau zelava por uma educação livre, no seio da família, educação de carinho e amor para essa pratica deixa em segundo plano os aspectos teóricos e racionais em segundo plano.
Com um olhar critico da obra de Rousseau vimos o quanto o autor tinha como paixão a natureza da vida, não é atoa que ele é o percussor do romantismo no inicio do século XIX, vendo a criança no passado ela tinha sim certa liberdade comparando as crianças do dia de hoje seria mais fácil adotar esta educação.
Após a Globalização houve um aumento na violência e na criminalidade alem dos grandes desenvolvimentos da tecnologia. As crianças passaram a terem mais regras e passou a ficar bastantes tempo dentro de casa presas em computadores,videogames etc., tecnologias as quais muitos pais reclamam mais ele são os culpados destes acontecimento,como aponta também Rousseau em sua obra.Não podemos dizer que a educação de Rousseau seja impossível,pode-se dizer que seria difícil implantá-la no dia de hoje.
Pude perceber ainda a riqueza que tem a educação de Rousseau, a criança na atualidade esta perdendo sua infância, e acaba amadurecendo antes da hora, tendo que assumir responsabilidades impostas pelo adulto e pela sociedade, perdendo o ar que a criança tem. Por outro lado com os avanços tecnológicos, e com a mídia a criança é obrigada a se destacar para que não fique para trás das demais. Essa é uma das regras que Rousseau impõe que seja quebrada, a meu ver a criança deve evoluir conforme a década, caminhar nos passos que o mundo estar, e não deixa - lá caminhar sozinho esse é o papel do professor ajuda – lá a evoluir, não somente observar sua evolução.
Enfim tenho como julgamento da Obra de