Sintese Psicologia
Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE
Licenciatura em Pedagogia
Psicologia Geral
Docente: Diniz Antônio Bastos
Discentes: Edilene Amaral
Ester dos Santos
Fernanda Soares
Ivana Oliveira
Luciane Sousa
Rayssa de Jesus
Síntese
BELÉM-PA
2014
Contribuições de Freud para a Educação
Freud entre vários estudos sobre a psicanálise desenvolveu o estudo da construção do conhecimento. Esse estudo pretende compreender o processo da aprendizagem no individuo.
Consideramos de um modo geral que professores com finalidades presentes na educação, reúne conceitos básicos para ensinar, já o aluno condições poucas para aprender e por esse conhecimento em prática.
O aluno deposita respeito e afeto no professor, que reage a isso, na sala de aula dá-se então uma relação amorosa em relação a socialização do conhecimento, o aluno extrai dessa relação conteúdos culturais, privilegiando assim o intercâmbio de afetos.
Ao desenrolar-se essa relação de sedução-autoridade, percebe-se a identificação, que é um processo inconsciente no qual o professor é tomado como modelo.
Para que essa sedução se sobreponha ao trabalho intelectual, duas operações inconscientes são necessárias: a transferência que é o afeto da relação que o aluno deposita no professor e a contratransferência que é a reação do professor sobre os afetos depositados.
Há a identificação original, identificação regressiva e identificação parcial que constituem a personalidade psíquica, no processo de diferenciação do ego, superego e id. A estrutura dessas instâncias consubstanciam-se em sentimentos heterogêneos, alimentados por intercambiantes pulsões inibidas e desinibidas.
A sedução na relação professor-aluno deriva do campo transferencial, onde produz expectativas transferenciais e contratransferenciais. O professor tem autoridade para ensinar, então há uma assimetria entre o professor, superior de conhecimento, e o aluno, inferior ao conhecimento, assim o aluno vê professor