Síntese de psicologia
Inês Cancela
12ºA Nº9
Na aula de psicologia do dia 27 de Fevereiro de 2014, foi apresentado um trabalho sobre a conação. A conação foi apresentada como sendo constituída por conjuntos de processos ligados à execução de acções ou comportamentos, processos esses que podem ser conativos, emocionais e cognitivos. Dentro dos comportamentos ou acções que o ser humano tem, existem duas componentes: a componente objectiva que se manifesta em movimentos e, por isso, se pode observar e a componente subjectiva que se trata da disposição interna para a acção (a conação). Relacionando o filme “The Way”, visto anteriormente, com este tema (como vai ser feito ao longo da síntese), podemos concluir que nele estão presentes ambas as componentes acima descritas: a componente objectiva quando Tom, com certa idade e pouco treino, se determinou a fazer o caminho de Santiago e componente subjectiva na medida em que esta decisão foi tomada devido ao facto de que o seu filho Daniel tinha o desejo de fazer este mesmo caminho antes de morrer e, como tal, sentia estar a concretizar esse desejo ao fazê-lo por ele. Assim, através desta relação é possível verificar que a conação, ou seja, a motivação, o desejo e a vontade, move as pessoas em direcção a um determinado objectivo de acordo com o que desejam.
Seguidamente vimos que os processos conativos envolvem processos psíquicos sendo eles a deliberação, motivação, a intencionalidade e o empenho e a força.
A intencionalidade diz-nos que os pensamentos, percepções, comportamentos, desejos e crenças são intenções que nos apontam para um objecto, ou seja, têm um propósito e são organizados pelo sentido. No filme, podemos ver que todos os indivíduos que acompanhavam Tom tinham um motivo ao fazer o caminho, como por exemplo, para emagrecer, parar de fumar ou inspiração para conseguir escrever um livro, tal como o Tom também tinha: concretizar o desejo do seu filho completando o caminho de Santiago.
A tendência