SÍNTESE DE DIDÁTICA E PSICOLOGIA
1 - Contribuição das ciências do comportamento para a Pedagogia.
Até o Final do Século XIX, os fundamentos da Pedagogia haviam se alicerçado exclusivamente na Filosofia . Foi a partir do início do Século XX que a pedagogia começou a receber influência mais direta dos estudos da Biologia, da Psicologia (que se estruturava e reivindicava status de ciência) e da sociologia (quedava seus primeiros passos).
2 - O Movimento Escola Nova
A escola nova foi uma nova forma de tratar os problemas da educação em geral, chegando a construir-se num conjunto princípios tendentes a rever as formas tradicionais do ensino.
O movimento da Escola nova teve origem na Europa e logo se propagou, chegando aos Estados Unidos, de onde se espalhou para os demais partes do continente americano.
Surgiu dentro de um contexto histórico-social marcado por transformações na vida econômica e política: a industrialização intensificava-se, deslocando do campo para as cidades um grande contingente da população engrossava as fileiras da classe operária emergente; a burguesia industrial firmava-se e difundiam-se aas idéias liberais.
O ensino passava a ser visto como um instrumento de construção política e social. Assim durante as três primeiras décadas deste século, em muitos países da Europa, e também nos Estados Unidos, introduziram-se, no ensino público, princípios e práticas da educação renovada.
Os pressupostos pedagógicos didáticos baseavam-se nas seguintes idéias:
Pedagogia Didática – adotando-se um atitude crítica e dinâmica de investigação e reflexão, no sentido de aprimorar sua prática.
O processo pedagógico e o trabalho didático devem basear-se nos estudos das ciências do comportamento, aplicando-se as contribuições da Biologia, Sociologia e principalmente a Psicologia.
A educação em geral devem respeitar as diferenças individuais e os estágios de desenvolvimento infantil em seus aspectos físocs, cognitivos, afetivo e