Sintese modelo de excelencia
A base teórica do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) consiste nos seguintes fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social. Estes fundamentos são postos em prática a partir dos seguintes critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
Este modelo utiliza o conceito de aprendizado do ciclo do PDCA considerando a organização como um sistema orgânico que busca aprender e se adaptar internamente para criar valor, satisfazer necessidades, expectativas e fidelizar clientes. Também é necessário considerar e satisfazer os anseios de todos os stakeholders internos e externos para garantir a perpetuidade das operações. As diretrizes da organização são estabelecidas seguindo essas premissas, que são promovidas e acompanhadas através da prática no dia a dia, disseminando e consolidando assim a cultura da excelência na organização.
A liderança define as estratégias em todos os níveis da organização para direcionar, posicionar no mercado e avaliar seu desempenho. A execução dessas estratégias são constantemente monitoradas e redirecionadas de acordo com as mudanças no ambiente externo. Para o cumprimento destas estratégias devem-se proporcionar condições favoráveis à solidificação da cultura da excelência, capacitar e satisfazer as necessidades dos colaboradores. Isto favorece uma boa gestão dos processos, criando uma cadeia de valor que fideliza os clientes e integra os fornecedores.
Na fase de controle, são monitorados e comparados os resultados reais aos previamente definidos e mensurados na fase de planejamento em relação a: situação econômico-financeira, clientes e mercado,