sintese jafar jafari
A necessidade de identificar os limites disciplinares do turismo e seus blocos de construção é uma condição necessária da educação de turismo. Para fazê-lo, é preciso ter uma definição de trabalho do turismo. Durante últimos anos, foram feitas tentativas para definir turismo e discutir algumas das suas principais preocupações, mas ainda não há nenhuma definição universalmente favorecida de turismo. A maioria das definições recentemente desenvolvidas busca uma holística apresentação do turismo. Por exemplo, “Turismo é um estudo do homem longe de seu habitat habitual, da indústria, que responde à suas necessidades, e dos impactos que ele e a indústria em os ambientes de hospedeiro sóciocultural, econômico e físico”.
Em muitos aspectos, eles se comportam como os consumidores de outras indústrias. O que diferencia os viajantes de consumidores de outros bens e serviços é que os turistas são os consumidores fora de casa. Portanto, uma das preocupações do turismo é analisar os consumidores para ver se eles continuam os mesmos ou se comportam de maneira diferente enquanto longe de casa.
O turismo de negócios é muitas vezes referido como a indústria de viagens. Como uma indústria semelhante aos outros, viajar representa as ofertas de suas próprias variedades de bens e serviços. Alguns dos normalmentes reconhecíveis “bens e serviços” da indústria de viagens são acomodações, restaurantes, transporte, agências de viagens, recreação e afins.
No texto “Framework for tourism education”, escrito por Ritchie em parceria com Jafar Jafari, os autores preocupam-se em delimitar o campo de sua inserção acadêmica até o nível do detalhamento conceitual. Para eles, o turismo é entendido conforme a definição feita por Jafari “Turismo é o estudo do deslocamento humano para fora de seu hábitat usual, da indústria que responde por suas necessidades e dos impactos que ambos, ser humano e indústria, exercem nos ambientes sociocultural, econômico e físico” (Jafari e