Sintese do RH
“Como os principais processos de Gestão de Pessoas foram impactados nos últimos anos?”
DINIZ, Daniela e SENDIN, Tatiana. A Evolução do RH. Editora Abril.
Na decorrência de apenas 15 anos, uma grande reestruturação pôde ser facilmente notada quando se fala de Recursos Humanos. As organizações, os funcionários e principalmente a relação entre eles evoluiu a um patamar imensurável.
Houve uma época em que os funcionários costumavam ser submissos a suas empresas e que mesmo ganhando mal, possuíam contratos quase vitalícios. Felizmente esta realidade mudou e hoje são as empresas que buscam a retenção dos talentos.
Durante a década de 1990, ocorreu a tão importante reestruturação empresarial, se baseando em técnicas como downsizing e a reengenharia. Foi nesta época que ocorreu a quebra de confiança dos funcionários nas empresas após diversas demissões sem explicação. É claro que após certo período houve a necessidade de reposição de pessoas, e foi neste momento que o funcionário deixou de ser visto apenas como um recurso e passou a ser considerado como capital.
O RH possui sete principais pilares, e cada um deles sofreu mudanças significativas durante este processo evolutivo.
Avalição de desempenho: Baseava-se no apenas no cumprimento das metas propostas, pontualidade e assiduidade. Os resultados de cada funcionário não interferia na sua remuneração, e eles não possuíam o direito de discordar ou se justificar após o recebimento de algum julgamento.
Atualmente os funcionários possuem processos periódicos de feedback, não realizados apenas por seus lideres diretos mas também por pares e até subordinados, são avaliados não apenas pelo cumprimento das metas, mas também pela forma como elas foram atingidas e em alguns casos o esforço efetuado para realização de uma tarefa. Há ainda em algumas empresas a criação de metas para gestão de recursos.
Treinamento e desenvolvimento: Costumava focar em aulas técnicas, com foco na