Sintese do Iodeto de Chumbo
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSO: QUIMICA (LICENCIATURA)
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL UM
SÍNTESE DO IODETO DE CHUMBO
CAJAZEIRAS-PB
02/09/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSO: QUIMICA (LICENCIATURA)
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL UM
Renan do Nascimento Feitosa: GRUPO 10
SÍNTESE DO IODETO DE CHUMBO
Esse experimento tem por objetivo a realização do Iodeto de Chumbo,a partir da reação do Nitrato de Chumbo com o Iodeto de Potássio,assim como determinar o rendimento dessa reação.
CAJAZEIRAS-PB
02/09/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO;
2. OBJETIVO;
3. MATERIAIS E REAGENTES;
4. PROCEDIMENTO;
5. RESULTADOS e DISCURSÕES;
6. CONCLUSÃO;
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS;
8. ANEXOS
1. INTRODUÇÃO
Iodeto de Chumbo (II) (PbI2) ou iodeto plumoso (sal simples) é um sólido amarelo brilhante à temperatura ambiente, que se torna reversivelmente vermelho-tijolo por aquecimento.
O iodeto de chumbo é tóxico devido ao seu teor de chumbo. No século XIX, foi usado como pigmento de artistas chamado amarelo de iodo, mas era demasiado instável para ser útil.
Iodeto de chumbo pode ser obtido como um precipitado amarelo ao reagir soluções de nitrato de chumbo (II) e iodeto de potássio:
Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq) → PbI2(s) + 2KNO3(aq)
É um composto pouco solúvel em água fria, mas bastante solúvel em água quente, produzindo uma solução incolor; ao ser resfriada a solução, o PbI2 cristaliza-se como plaquetas hexagonais de cor dourada.
O iodeto de chumbo, devido à sua cor característica, é muito utilizado em química analítica: soluções de iodeto são úteis para identificar a presença de chumbo, e, na mão oposta, soluções de sais solúveis de chumbo (II) (nitrato, acetato) podem ser usadas para testar a presença de iodetos em uma solução, mas só quando a quantidade de íons Pb+2 e/ou I- nas soluções