Fen menos F sicos e Qu micos
- Fenômenos Físicos e Químicos.
2. OBJETIVOS:
- Diferenciar e classificar fenômenos físicos e químicos;
- Reconhecer as mudanças características da matéria que ocorrem em fenômenos físicos e químicos;
- Equacionar as reações;
- Classificar quanto ao seu tipo: adição, decomposição, simples-troca ou dupla-troca.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
3.1. Fenômenos Físicos e Químicos:
Sabe-se que tudo a nossa volta é formado por átomos; o agrupamento desses átomos forma o elemento químico, e a partir dos elementos químicos forma-se a matéria. Então, a matéria é tudo que ocupa lugar no espaço. Quando a matéria sofre modificações, chama-se de fenômenos, e estes podem ser fenômenos químicos ou físicos.
O fenômeno químico é caracterizado pela formação de outra substância, ou seja, os elementos químicos se organizam de maneira diferente, o exemplo mais comum é a queima do papel, em que após a combustão o papel transforma-se em cinza.
O fenômeno físico, por sua vez, não altera a natureza da matéria, ou seja, não provoca a formação de novas substâncias e não há alteração na composição química. Tomando o exemplo do papel novamente, quando ele é rasgado não deixa de ser papel, só a uma mudança na sua forma.
É fácil identificar os fenômenos. Como a matéria não é modificado no fenômeno físico, ela permanece a mesma antes e depois da transformação. Já nos fenômenos químicos observa-se a mudança da matéria através da liberação de energia (em forma de calor ou luz), da liberação de gases, da mudança de cor ou da formação de precipitados. (ARAGUAIA, 2013).
3.2. Tipos de Reações Químicas:
Antoine Laurent Lavoisier era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, também chamada de Lei de Lavoisier. Essa lei baseou-se nas inúmeras experiências em que as substâncias foram pesadas antes e depois das reações, e então ele verificava que a massa total do sistema permanência inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado. Então