Sintese do filme o menino do pijama listrado
O filme baseia-se em fatos reais ocorridos por volta do ano de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, envolvendo dois povos, os Alemães e os Judeus. As disputas entre os Alemães e os Judeus geraram grandes conflitos, nos quais os Alemães ordenaram a exterminação do povo Judeu. Eles foram perseguidos e mortos de maneiras devastadoras. Toda a disputa se origina a partir de um simples fato, o fato de os Judeus serem melhores comerciantes do que os Alemães, o que provoca uma grande crise na Alemanha. O filme conta a história de um menino chamado Bruno, filho de um oficial nazista de alta patente. O pai de Bruno por conta de seu trabalho é transferido para um lugar mais afastado da cidade, para um lugar onde ele iria comandar um campo de concentração de Judeus.
Quando se muda para outra casa, Bruno observa de sua janela algumas pessoas trabalhando, aparentemente numa fazenda. Após pedir para ir à suposta fazenda e seu pedido ser negado, Bruno então sai escondido de casa e vai até a fazenda. Chegando lá se depara com um menino chamado Shmuel, que a partir de então começam a se verem todos os dias e se tornam grandes amigos.
Após passar algum tempo na nova casa a mãe de Bruno resolve voltar para Berlim, pois acha que aquele ambiente não é para os filhos. Quando sabe da notícia Bruno corre e vai avisar ao amigo que vai ter que ir embora, chegando lá se depara com seu amigo triste, pois seu pai havia sumido.
Como Bruno tinha um espírito aventureiro e queria ajudar ao amigo decidiu que iria entrar no campo de concentração para ajudar a procurar o pai de Shmuel. Fazendo isso os dois sem perceber estão indo num caminho direto para a morte. Após andarem um pouco se misturam a uma multidão que está sendo levada para uma câmara de gás...
O fim do filme é assim, realmente trágico, mas ele serve para realçar a inocência de uma criança em meio a uma situação de