Sintese da dulcina
Niterói, 15 de julho de 2013
Introdução:
A partir de inúmeras polêmicas, em torno dos medicamentos chamados anorexígenos, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, passou a monitorar o comércio, a manipulação e a dispensação destes medicamentos, mais especificamente a Sibutramina, único dessa classe de medicamentos que é ainda mantido no mercado. A partir de inúmeras pesquisas, foram relatados casos que mostravam, por exemplo, um aumento do risco de doenças cardíacas em pessoas que utilizavam este tipo de medicamento, além de outras inúmeras ocorrências que acabavam por prejudicar a saúde dos usuários. No intuito de manter, então, a sociedade livre desses tipos de riscos, a ANVISA, decidiu manter o monitoramento desse medicamento através da RDC 52/2001 e RDC 58/2007.
Planejamento:
O trabalho teve como objetivo, principal, informar aos alunos, de forma bem simples, clara e sucinta quanto aos inúmeros riscos que envolvem o uso indiscriminado de tais medicamentos. Através de inúmeras pesquisas foram obtidas as informações com relação ao conceito, relatos de usuários prejudicados pelo uso destes medicamentos, além das leis envolvidas no monitoramento dos anorexígenos.
Execução:
O trabalho foi, então, apresentado para os alunos do ensino médio do colégio Estadual Baltazar Bernadino. A apresentação em Power Point no total de 10 (dez) slides, deveriam ser apresentados em no máximo 20 minutos. No final da apresentação, respondemos à algumas perguntas dos alunos.
Conclusão:
Concluimos, a partir dessa apresentação, que o objetivo do trabalho foi alcançado. Os alunos foram bem receptivos, havendo grande uma participação por parte destes.