Sintese Capitulo 1 Tese Benedita Almeida
ALMEIDA, Benedita de1. Formação continuada de professores e escrita: pontos de ancoragem – Cap. 1. p. 23 - 62. In: ALMEIDA, Benedita de. A escrita na formação continuada de professoras alfabetizadoras: práticas de autoria. 2007. 251f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
Conceitos:
- Profissão docente: constitui na relação com a prática, com o exercício da docência, visto que sua ancoragem se suporta na constituição de um conjunto de conhecimentos e saberes que, para além da formação inicial, são complementados e integralizados nessas instâncias (BRZEZINSKI; GARRIDO, 2002; PIMENTA, 1996).
- Formação continuada de professores: consiste em pensar a promoção de situações para que possam desenvolver e mobilizar saberes sobre suas práticas, articulá-los com as teorias educacionais e desenvolver relações de colaboração nos espaços de trabalho.
- Escrita realizada com função socializadora: aquela cujos resultados extrapolam a sala de aula, que é realizada com um motivo e tem destinatário real; é escrita que promove o envolvimento dos participantes e pode ser base fundamental para o desenvolvimento da competência leitora.
- Escrita: prática que se articula simbolicamente sobre as práticas do grupo social e, ao mesmo tempo, as articula. É uma atividade concreta que constrói um instrumento com “poder sobre a exterioridade”. Sua constituição como um poderoso trabalho produtor, que marca o sujeito, no entanto, precisa ser entendida a partir dos usos que faz quem a pratica (CERTEAU, 1994, 1995).
- Interação verbal: expressão do movimento fundamental das relações dialógicas entre os participantes, para a constituição de conhecimentos;
- Escrita descritiva das atividades: expressão dos movimentos iniciais de escrita, centrada no sujeito e recurso para encontro das razões das práticas, em relação aos saberes de referência;
- Escrita analítica: expressão da descentração da perspectiva subjetiva e transição para a