Sintaxe
Substantivo é uma classe gramatical que pode ser subdividida em morfemas, Morfema Lexical que contém a informação básica da palavra(radical), Morfema Classificatório(Vogal Temática Nominal) ou Morfema Flexional de Gênero e Morfema Flexional de Número. É núcleo do sintagma nominal; pode ser antecedido por um determinante(artigo, pronome possessivo, pronome demonstrativo, numeral); pode exercer as funções de sujeito, objeto direto...
Verbo é uma classe de palavras que pode ser caracterizada por ser constituído de Morfema Lexical(radical), Morfema Classificatório(Vogal Temática Verbal) e Morfema Flexional(Desinência de Modo, Tempo, Número e Pessoa). É núcleo do sintagma verbal; pode se relacionar com um advérbio; pode representar uma ação, estado ou fenômeno da natureza.
Adjetivo é uma classe de palavras que é caracterizada por ser constituída por Morfema Lexical(radical), Morfema Flexional(Desinência de Gênero, Número e Grau); se acrescentarmos o sufixo -mente- o adjetivo passa a possuir características de um advérbio; pode formar um sintagma sozinho ou acompanhado por um intensificador.
Sendo a Frase uma unidade linguística que transmite uma informação, para isso é necessário que obedeça aos critérios de gramaticalidade, ou seja, uma estrutura constituída por classes gramaticais ordenadas formando os sintagmas; e também necessita da inteligibilidade que é a parte semântica, o sentido desta estrutura. Portanto, a inteligibilidade depende da gramaticalidade para que o enunciado seja considerado uma frase.
Os exemplos citados por Garcia são considerados como frases de situação, sendo necessário um contexto linguístico e/ou extralinguístico que possibilite comunicação entre o locutor e o