Sintaxe da liguagem visual
É na composição que o comunicador visual determina a definição do objeto e vai poder trabalhar de forma mais eficaz parar expressar e transmitir o significado daquela obra.
A sintaxe significa utilizar as palavras de formas ordenadas, partindo do conhecimento que temos sobre a estrutura e gramática; no caso da sintaxe visual, só poderemos dispor ordenadamente de algumas partes, com o uso das composições será possível manipular o resultado final.
PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL
Em uma mensagem visual, a interpretação não depende apenas da disposição dos elementos da imagem, mas também deve se levar em conta a percepção humana individual e compartilhada. A junção de cores, formas, texturas e relevos forma o significado, a composição é o resultado que é também a intenção do artista.
Ver também é outro passo da comunicação visual, é quando se absorve a informação através dos olhos; acessível a todas as pessoas o processo de ver é medido em termos do significado visual compartilhado. Existe ainda a funcionalidade, que é uma outra área do significado visual, responsável pelos objetos que são criados com um propósito de servir; estes não deixam que a funcionalidade deixe de lado a mensagem e o estado de espírito de seu criador.
Quando enxergamos na pintura apenas os seus tons, suas texturas e matiz, não estamos nem perto de saber o que realmente a pintura pode nos oferecer como linguagem visual. É possível ter várias composições, o artista pode encontrar seu significado combinando diferentes tipo de técnicas com determinadas cores, textura ou escalas, sendo assim possível criar diversas manifestações visuais que é o resultado final escolhido. O significado depende de quem está observando, com seus conhecimentos e estado de espírito, sendo a arte assim, interpretada em forma de uma rede compartilhada ou individual. Se for compartilhada, provavelmente o artista terá alcançado seu objetivo, já que conseguiu transmitir a mesma ideia para várias pessoas.
A