História do JavaScript
O que é Javascript ?
Desenvolvida pela NETSCAPE em 1995, a linguagem Javascript foi criada para trabalhar com aplicações interativas nas páginas HTML. Inicialmente desenvolvida para ser interpretada pelo browser Netscape Navigator 2.0, seu principal objetivo era minimizar a quantidade de comunicação entre o computador do usuário e o servidor, proporcionando boa parte da manipulação dos dados no próprio client-side (como a verificação de dados inseridos em um formulário). Isso porque, naquela época, a conexão à Internet geralmente era feita por modems, a uma velocidade muito baixa, algo em torno 28.8 kbps.
(Retirado de http://www.slideshare.net/adrianoglima/javascript-aplicaes-interativas-para-a-web, em 18/08/2013)
Dado o sucesso da linguagem, o conceito JAVASCRIPT logo foi adotado por outras empresas, como foi o caso da Microsoft, que, para não fugir à regra, em resposta à Netscape, criou a linguagem JScript (nome diferente para evitar problemas de marca registrada) baseada em Visual Basic cuja primeira versão denominada JScript 1.0 foi lançada com o navegador Internet Explorer 3.0.
O único problema dessa difusão do conceito JavaScript é que cada organização implementava seus próprios recursos à linguagem, para atrair desenvolvedores e usuários, o que originou a chamada Guerra dos browsers, onde as diferenças das implementações do JavaScript em cada navegador contribuíram bastante. Assim, alguns sites só poderiam ser vistos em determinados navegadores ou o site deveria ter versões diferentes, para adequar-se ao navegador utilizado.
Então, foi decidido que a linguagem fosse padronizada. Em 1996, a versão 1.1 da linguagem foi enviada como proposta de padrão para a Associação de Fabricantes de Computadores da Europa (ECMA). Foi então gerado um objetivo: "padronizar a sintaxe e a semântica para um propósito comum, independente de plataforma e produtor, de uma linguagem de script". Daí surgiu o padrão chamado ECMA-262, que originou uma nova linguagem