Sinopse da obra: cidade de deus.
Cidade de Deus (1997) é o romance que deu a Paulo Lins status de escritor de alcance nacional. É claro que isso aconteceu também pela adaptação do romance ao cinema, em 2002, sob a direção de Fernando Meireles, embora o livro tenha alguma qualidade por conta própria.
Paulo Lins nasceu em 1958 e, antes desse romance, já havia publicado um livro de poesia pela UFRJ, intitulado Sobre o sol, em 1986, resultado de sua participação da Cooperativa de Poetas, que colabora para a edição dos trabalhos literários de poetas independentes. Ex-favelado, morador do bairro Cidade de Deus, no subúrbio carioca, Paulo Lins aproveitou-se dessa experiência de vida para escrever seu romance mais audacioso em termos de conteúdo e mesmo de linguagem, seja pela forma solta, seja pela coloquialidade, mas também pelos elementos poéticos disseminados aqui e ali, como que abrandando a temática dura e complexa do livro.
Basicamente, seu objetivo é o de narrar à trajetória do bairro homônimo do título, que passou de moradia de trabalhadores, nos anos 1960, a nascedouro da criminalidade de pequenos malandros e vagabundos e a ascensão do crime organizado, baseado em roubos, comércio de drogas e assaltos a bancos.
A experiência de vida do autor no lugar o ajudou a compor o romance, mas ele também se aproveitou de sua participação em uma pesquisa antropológica sobre a criminalidade e as classes populares no Rio de Janeiro, o que lhe permitiu uma visão mais ampla e mais técnica sobre o assunto. O romance também é resultado de uma bolsa de estudos que obteve da Fundação Vitae, que apoia pesquisas e produção na área cultural.
A leitura de Cidade de Deus não é particularmente A leitura de Cidade de Deus não é particularmente simples, tendo em vista a multiplicidade de acontecimentos, de lembranças, de alusões e referências internas. Isso para a construção. Tal simbiose de acontecimentos fez alguns críticos aproximarem a narrativa de Paulo Lins à de Guimarães Rosa, porque são