Singapure
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Marketing Estratégico
Professor Doutor Sérgio Feliciano Crispim
Caso Singapore Airlines
Caroline Felizardo Cordeiro – N USP: 796761-3
Gabriela Costa e Silva – N USP: 796784-6
Stephanie Kim – N USP: 796788-8
São Paulo
2014
Caso Singapore Airlines
1. Você concorda com a proposição de que as empresas devem adotar apenas uma das estratégias genéricas propostas por Porter e T&W para obter uma vantagem competitiva sustentada. Por que? Dê um exemplo, em um mesmo setor, de uma empresa bem sucedida por adotar a liderança de custo e outra por adotar a diferenciação, discriminando o fator de diferenciação. Você conseguiria identificar uma empresa bem sucedida com a prática das duas estratégias simultaneamente?
Atualmente o maior desafio da marcas/empresas é o poder de fidelização do consumidor em decorrência a entrega do tão sonhado produto barato e com uma qualidade diferenciada. A batalha de preços, novas tecnologias, capacidade de reação da concorrência, inovações em categorias saturadas, diversos produtos substitutos e comoditização dos produtos, influenciam de diversas formas no mercado atual globalizado. Para se ter sucesso, as empresas precisam se concentrar em desempenhar um dos dois fatores, preço ou qualidade, com maestria. Em decorrência disso as proposições de Porter quando as estratégias competitivas genéricas ainda são válidas.
No próprio case, a empresa analisada é um ótimo exemplo na utilização da estratégia de diferenciação. Neste caso é a Qualidade diferenciada no atendimento à clientela. Esse objetivo faz parte da cultura organizacional da empresa, que despende diversos esforços internos e externos para que essa estratégia competitiva chegue ao seu consumidor final. A prova de que a estratégia emprega pela SIA é bem sucedida são os estudos, resultados de pesquisa e resultados da própria empresa, anexos ao case. A SIA, é a 16º