Estudo de caso da companhia aérea singapure airlines
O texto apresentado em sala é um estudo de caso sobre a linha aérea Singapore Airlines, explicando o porquê do seu grande sucesso, fazendo uso de alguns conceitos de administração.
Logo no começo do texto podemos ver a aplicação do conceito de Brand Management, com o qual a SIA criou sua identidade e é reconhecida no mercado como “a melhor linha aérea”. E a razão para tal fama vai sendo explicada ao longo do texto.
O conceito de Fidelização de Clientes está presente em diversas partes do texto, listando diferenciais da empresa para um melhor atendimento, como por exemplo, o uso de assentos maiores com maior distância entre eles e dispor aos seus passageiros um ônibus turístico para locomoção pelas principais áreas de Cingapura, durante toda sua permanência no local.
O conceito de Excelência aparece em trechos como “[...] a SIA nunca subestima a importância da atenção aos detalhes. A empresa sabe que isso faz a diferença entre o “bom” serviço e o “excelente”.”. E para saber como melhor atender seus clientes e criar seus diferencias, a empresa precisa estudar seus concorrentes e as práticas deles, usando o Benchmarking.
A Cadeia de Valor é outro conceito presente, que podemos encontrar avaliando como a empresa dá importância a todas as etapas do processo da prestação de seus serviços, desde a preparação da comida servida nos aviões, até o treinamento dos seus funcionários.
Empowerment onde as empresas dão mais poder e autonomia aos seus trabalhadores, identificado no trecho ““ Acreditamos que nossos funcionários devem ter empowerment, porque isso os envolve mais no trabalho, torna-os mais motivados, facilita a tomada de decisão e, sem dúvida, melhora o serviço ao cliente. ””.
A Cultura Organizacional da empresa pode ser identifica ao longo de todo o texto, que mistura rigidez com flexibilidade, sem admitir complacência, e sempre colocando seus passageiros em primeiro lugar.
Fica implícito durante o estudo do caso que a empresa