Sindrome metabolica e diabetes
Síndrome Metabólica
1) Descreva sobre os hormônios da fome e suas principais funções.
Grelina: Induz a fome, secreção aumentada no jejum e diminuída no pós-prandial. Colescistocinina: Promove saciedade prandial através do nervo vago – hipotálamo. Secretina: Promove saciedade pós-prandial através do nervo-vago hipotálamo. Neuropeptídeo PYY: Estimula a sensação de saciedade, regulando a fome, o balanço energético. GLP1: Relacionado ao controle da fome. GLP2: Relacionado com a motilidade intestinal. Leptina: Promove a redução da ingestão alimentar, o aumento do gasto energético, regulação da função neuroendócrina e no metabolismo da glicose e de lipídios. Adiponectina: Controla a fome, o gasto energético.
2) O que é Síndrome Metabólica? Quais os critérios diagnósticos?
A Síndrome Metabólica é um conjunto de sinais e sintomas observáveis em vários processos patológicos diferentes e sem causa especifica. Os diagnósticos relacionados são a obesidade, hiperglicemia, dislipidemia e hipertensão arterial.
3) Relate e descreva as complicações da obesidade.
Dislipidemia, Alterações da pressão arterial, Alterações na glicemia, Resistência insulínica e DM-2; Síndrome metabólica, Colelitíase, Disfunção pulmonar, Disfunções endócrinas.
4) Qual a relação da disbiose intestinal com o surgimento da obesidade?
A disbiose intestinal desregula o intestino, carreando a obesidade porque desregula a produção de hormônios.
5) Quais as funções do tecido adiposo branco?
A pessoa que apresenta maior quantidade de tecido adiposo branco, tem mais dificuldade para emagrecer, ou seja, é a pessoa acima do peso, pois o tecido adiposo branco é como se fosse o armazenamento de triglicerídeos em excesso. Funções: Proteção, isolante térmico, deslizamento para músculos, ameniza choques e impactos musculares.
6) Qual a importância da adiponectina?
Adiponectina é um hormônio proteico que regula a glicemia e o catabolismo de ácidos