Diabetes melitus
Este trabalho visa abordar um tema que vem preocupando a população e os órgãos de saúde pública, O Diabetes Mellitus, doença crônica que ocorre em todo o mundo e está tomando proporções epidêmicas, especialmente a tipo 2, que é caracterizada pelo aumento anormal de glicose no sangue. Quando não tratada adequadamente pode vir a ocasionar uma serie de complicações.
Neste trabalho pretende-se abordar não só o Diabetes Mellitus em si mas também a Síndrome Metabólica.A crescente incidência dessa síndrome se deve aos portadores de Diabetes, que é uma característica comum da doença. Também conhecida como síndrome de resistência a insulina constitui um grande fator de risco cardiovascular associada a hipertensão, obesidade, tolerância a glicose, dentre outros.
Existem muitos fatores de risco para ambas como a predisposição genética, assim como o tabagismo e o sedentarismo associados a uma alimentação inadequada.
Tendo como principal objetivo, este trabalho vai avaliar ambas as doenças, sua relação em comum e formas de prevenção.
1. Diabetes Mellitus
Atualmente estima-se que 6% da população mundial tem diabetes e esta doença foi considerada uma das 5 que possuem maior índice de mortalidade no mundo.
O Diabetes Mellitus é caracterizado pela hiperglicemia recorrente ou persistente e é diagnosticado da seguinte maneira:
• Nível plasmático de glicose em jejum maior ou igual a 126mg/dl (7,0mmol/l) em duas ocasiões.
• Nível plasmático de glicose maior ou igual a 200mg/dl ou 11,1 mmol/l duas horas após uma dose de 75g de glicose oral como em um teste de tolerância á glicose em duas ocasiões.
• Nível plasmático de glicose aleatória em ou acima de 200mg/dl ou 11,1 mmol/l associados a sinais e sintomas típicos de diabetes.
[pic]
1. Diabetes nas América
Nas Américas, o número de indivíduos com diabetes foi estimado em 35 milhões no ano de 2000 e projetado para mais de 360 milhões em 2030.