SINDROME DO TUNEL DO CARPO
GRUPO:
AMANDA
MARA
MARIDEUZA
SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO
Síndrome do túnel do carpo é uma compressão do nervo mediano no canal do carpo,É o nervo do punho que fornece sensação e movimentos para as mãos. A região do punho por onde os nervo chegam até as mão é chamada de: TÚNEL CARPAL.
CAUSAS
A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do
Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos: Digitar, provavelmente é a causa mais comum de síndrome do túnel carpal: Outras causas incluem:
Costurar, dirigir, pintar, escrever, praticar esporte como tênis ou handebol, tocar instrumentos musicais, trabalhar em linha de montagem, também estão entre as possíveis causas da síndrome.
SINTOMAS
O principal sintoma é a parestesia, uma sensação de formigamento, de dormência, que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano.
A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara.
DIAGNÓSTICO
Dois testes ajudam a estabelecer o diagnóstico: o teste de Phalen e o teste de Tinel.
O primeiro consiste em dobrar o punho e mantêlo fletido durante um minuto. Como essa posição aumenta a pressão intracarpeana, se houver compressão do nervo, os sintomas pioram.
O teste de Tinel consiste em percutir o nervo mediano. Se ele estiver comprometido, a sensação será de choque e formigamento.
Em alguns casos, é necessário pedir uma eletroneuromiografia para fechar o diagnóstico
TRATAMENTO
O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, indicase a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal.
Se não houver melhora, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo.
Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia.