Sindrome do túnel do carpo
FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS
ENFERMAGEM
ANA KAROLINA MENDES NOYA
“A Importância Clinica do Túnel do Carpo e do Túnel Ulnar”
Maceió – AL
2012
[pic]
ANA KAROLINA MENDES NOYA
“A importância clinica do Túnel do Carpo e do Túnel Ulnar”
Maceió-AL
2012
SUMÁRIO
Túnel do Carpo
O túnel do carpo é um canal situado ao nível do punho e formado em sua base pelos ossos do carpo, e em sua parte superior ou teto, por ligamento denominado ligamento transverso do carpo. É através dele que passa o nervo mediano, nervo este responsável pela inervação de parte da mão. É ele responsável pela inervação do polegar (1º dedo), do indicador (2º dedo) do dedo médio (3º dedo) e a face interna do anular (4º dedo).
[pic]
Pelo interior do canal do carpo passam os tendões flexores dos dedos e o Nervo Mediano.
Por ser o Túnel do Carpo anatomicamente formado por um assoalho ósseo rígido (ossos do carpo) e por um teto também rígido e inelástico (ligamento transverso do carpo), qualquer aumento de volume de alguma das estruturas que passam através dele pode desenvolver uma sintomatologia compressiva do Nervo Mediano.
Se lembrarmos que os tendões são estruturas envolvidas por uma membrana sinovial, a qual fabrica o líquido sinovial que possui como função básica nutrição elubrificação, e que qualquer estímulo anormal sistêmico ou localizado quer seja infeccioso, hormonal, metabólico, traumático, tumoral, medicamentoso e imunológico pode fazer com que haja uma maior produção de líquido sinovial temos, quando isto ocorre, um aumento de volume das estruturas que passam pelo canal do carpo, ocasionando a compressão do Nervo Mediano.
É a Síndrome do Túnel do Carpo uma das síndromes