PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Divisões:
Psicologia Industrial - estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de
Psicologia Organizacional – estuda o comportamento do indivíduos dentro das organizações.
Psicologia do Trabalho: Interesse em compreender e lidar com as questões que relacionam o comportamento humano e o trabalho (emprego e/ou tarefas), que entre vários outros objetos de intervenção, estuda a natureza dos processos de organização do trabalho e seus impactos psicossociais, especialmente a qualidade de vida e a saúde do trabalhador.
Psicologia Organizacional: O interesse central é entender e lidar com os processos psicossociais que caracterizam as organizações de trabalho como conjuntos de pessoas cujas ações precisam ser coordenadas a fim de atingir metas e objetivos que definem a missão de uma organização.
Ex: atitudes, percepções, emoções, motivação, satisfação, liderança, processos decisórios,
Segundo Robbins, Comportamento Humano nas Organizações é “o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.”
Histórico do significado do Trabalho
Cristianismo - tarefa penosa e humilhante, como punição para o pecado.
Renascimento - fonte de identidade e auto-ralização humana.
Revolução Industrial - a racionalização torna-se a palavra chave no mundo do trabalho e a emoção é retirada do local de trabalho.
Modelo Toyotista - consagrou-se na década de 80, onde emergia uma nova forma de organização da produção e do trabalho, inicialmente nas indústrias e posteriormente na área de serviços.
Dimensões de pensamento a respeito do trabalho
Concreta - refere a tecnologia com a qual se pode contar para realizar o