Sindrome de guillian barre
É caracterizada por comprometimento inflamatório agudo dos nervos periféricos e craniais, levando à debilidade simétrica progressiva e ascendente dos membros, podendo também apresentar formas atípicas de evolução. Esta patologia é denominada de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) e sua incidência vem aumentando.
Já segundo Lastra e Heredero (2002), esta síndrome pode ser definida como uma polineuropatia aguda de rápida progressão caracterizada por desmielinização dos nervos ou dano axonal primário.
Trabulsi et al. (2002), descreve que as bactérias do gênero Campylobacte apresentam-se na forma de bacilos curvos ou espiralados, adquirindo quando aos pares, aspecto de asa de águia. São móveis por possuírem flagelo monopolar ou bipolar monotríquio, sendo incapazes de proliferarem em presença do ar atmosférico, porém não crescendo também em anaerobiose, sendo, portanto,denominados de microrganismos microaerófilos estritos, necessitando de concentração de 5-6% de oxigênio para seu desenvolvimento.
Diagnostico:
De acordo com Tavares et al. (2000), o diagnóstico para SGB deve ser baseado no conjunto de achados clínicos e laboratoriais, já que nenhuma observação isolada é patognomônica da síndrome e nenhum exame laboratorial é específico para a patologia.
Tais autores ainda fazem referência ao diagnóstico diferencial da SGB com outras patologias que também geram paralisia neuromuscular aguda:
• Desordem do SNC: causada por uso desedativos; hipóxia; acidente vascular encefálico;lesões cerebrais; alterações metabólicas; lesões espinhais; poliomielite e doença do neurônio motor.
• Distúrbio da Função Neuromuscular: causada por botulismo; polineurite; hipofosfatemia; hipocalemia; síndrome de Eaton-Lambert; miastenia gravis; miopatia aguda; etc.
• Outras Causas de Neuropatia Periférica Aguda: uso de drogas; toxinas (álcool, metais, organofosforados); linfoma; vasculites; difteria; porfiria; etc.
Tratamento:
O tratamento da SGB consiste