Aula
1. Auto-avaliação valorativa e comunicativa: em que se baseia e pelo que se orienta seu dizer, fazer e pensar/decidir?
Me oriento pelos padrões culturais, pelo que é costume ou aceito dentro da vida em sociedade.
1.1. De que modo você se comunica consigo mesmo e com os outros e como isso afeta sua percepção e julgamentos?
De forma sociável e racional, de forma que espero o mesmo do próximo. Minha percepção e meus julgamentos são feitos com base no que acredito ser o melhor para mim e para a coletividade que me cerca.
1.2. Como as narrativas e objetos culturais podem afetar sua escala de valores e critérios de juízo? Que tipo de cultura e qual a qualidade do que nutre sua vida moral e intelectual?
Me afetam diretamente, pois vivo em sociedade, e esta é capitalista, de forma que a cultura capitalista é a que predomina dentro da minha vida social. Desta forma, através do quanto a pessoa se permite influenciar pelo consumismo que se mensura a qualidade que nutre a vida, tanto moral, quanto intelectual. A minha moral é nutrida com a proporção, na medida do possível, do bem estar físico de quem esta dentro do social que me envolve. Já o intelectual está ligado a necessidade diária de fazer ou aprender algo novo.
1.3. Quais são os valores e critérios que predominam em suas decisões e o que compõe sua visão de mundo?
Valores e critérios relacionados ao bem estar das pessoas que permeiam meu mundo.
2. Qual a sua concepção do Direito e como você a justifica?
Para mim, Direito é a normatividade. É o conjunto de atos previstos que regem as relações sociais. Justificados pelos princípios da constituição federal.
2.1. Por que você entende o Direito desta maneira?
Porque é um sistema lógico para reger algo, por vezes, bastante ilógico. Então, se faz necessário o entendimento de forma mais áspera e rígida.
2.3. Por que você faz o Curso de Direito?
Porque tenho a intenção de, ao me formar em Direito, exercer a profissão de