Sindrome de Cushing
História
Harvey Williams Cushing (1869-1939), foi um neurocirurgião ele muitas vezes chamado de “pai da cirurgia moderna ” foi a primeira pessoa a descrever a síndrome de Cushing em 1912. Desde o princípio, o diagnóstico da Cushing foi um desafio para a endocrinologia clínica.
O que é a Sindrome de Cushing?
A síndrome de Cushing é uma doença que ocorre quando o corpo é exposto a altos níveis do hormônio cortisolno sangue e também é conhecida como Hipercortisolismo, ou seja é o resultado da produção excessiva de hormônios pela região cortical da glândula supra-renal (glicocorticóides, mineralocorticóides e androgênios). É uma afecção na qual os níveis plasmáticos de cortisol se encontram elevado.
A síndrome de Cushing e a doença de Cushing são muito parecidas, já que o que a causa de ambas é o elevado nível de cortisol no sangue. O que difere é a origem dessa elevação. A doença de Cushing diz respeito, exclusivamente, a um tumor na hipófise que passa a secretar grande quantidade de ACTH e, conseqüentemente, há um aumento na liberação de cortisol pelas adrenais. Já a síndrome de Cushing pode ocorrer devido a um tumor presente nas glândulas supra-renais.
Diante disso buscamos identificar e controlar ações humanas capaz de prevenir doenças e etc, e difundir informações que possam beneficiar pessoas, ou seja, educando-os em saúde.
Devido a uma maior incidência das doenças ligadas, os órgãos de saúdes publicas atende, detecta e orienta as pessoas para que elas aprendam a satisfazer suas necessidades e modificar favoravelmente o meio em que se socializa, atingindo um estado de completo bem estar físico, mental e social.
Síndrome de Cushing
A síndrome de Cushing é um grupo de sinais e sintomas causados por níveis elevados de cortisol, um hormônio esteroideque participa de reações de estresse e regula a pressão sanguínea e o metabolismo de alimentos. O cortisol é secretado pelas glândulas suprarrenais