Sindrome de cushing
A síndrome de Cushing e a doença de Cushing são muito parecidas, já que o que a causa de ambas é o elevado nível de cortisol no sangue. O que difere é a origem dessa elevação. A doença de Cushing diz respeito, exclusivamente, a um tumor na hipófise que passa a secretar grande quantidade de ACTH e, consequentemente, há um aumento na liberação de cortisol pelas adrenais. Já a síndrome de Cushing pode ocorrer devido a um tumor presente nas glândulas supra-renais. É muito comum também em cães.
Os sintomas apresentados por pacientes portadores dessa síndrome são diversos. Ocorre o aumento de peso, com depósito de gordura nas regiões do tronco e pescoço, formando um importante acúmulo que recebe o nome de “giba”.
Também ocorre depósito de gordura na face, na região conhecida como as “maçãs do rosto”, ficando também avermelhada, formando uma face conhecida como “lua-cheia”. Braços e pernas tornam-se mais finos, devido à perda muscular e, consequente, fraqueza muscular. A pele torna-se mais fina e frágil, resultando no surgimento de hematomas. No geral, os pacientes apresentam fraqueza, cansaço, insônia, irritabilidade, problemas mentais. Em indivíduos do sexo feminino, é muito comum ocorrer alterações no ciclo menstrual e também o surgimento de pêlos na face, tórax, abdômen, braços e pernas. A grande maioria dos pacientes desenvolve hipertensão arterial e diabetes, sendo assim, podem vir associados sintomas ao aumento da