sindrome de ASPERGER
TEMA: Meu nome
DURAÇÃO: três semanas
PÚBLICO ALVO: 1º ano do ensino fundamental
JUSTIFICATIVA: A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do indivíduo. O nome está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe em atividades que promovam a socialização da turma proporcionando o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar que a criança conheça a história e o significado de seu nome e perceba-se enquanto ser social, que tem sua identidade e deve ser respeitada e valorizada em suas relações, bem como, oportunizá-la a se apropriar da escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita, através de atividades com o nome;
Estimular a oralidade;
Possibilitar a integração coma turma;
Promover socialização;
Motivar produções artísticas;
Estimular fantasia e imaginação;
Estimular a criatividade;
Trabalhar a concentração;
METODOLOGIA: As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva, com a interação professor e aluno em sala de aula e pátio da escola. Será trabalhada a criatividade, com desenhos, recortes, colagem, pinturas com lápis de cor e tinta guache, atividades com EVA, entre outros materiais.
ATIVIDADES:
História do nome: Cada aluno pesquisa em casa com seus pais, a história do seu nome. Em sala relata por que tem este nome. A professora apresenta tiras com o nome completo de cada um, depois cada aluno registra seu nome completo no caderno.
Construção de crachá: Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada aluno recebe um pedaço de cartolina onde irão registrar o seu nome e fazer um pequeno desenho ao lado, o mesmo ficará em cima da sua carteira como