CONTABILIDADE DE EMPRESAS COMERCIAIS
1 INTRODUÇÃO 3
2. Aplicação Financeira 4
7. CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Um dos grandes investimentos hoje são as aplicações financeiras, sua contabilização e seus rendimentos são calculados sobre o regime de juros compostos. Para facilitar o trabalho do contador, existem as provisões trabalhistas de férias e 13º salário.
Os critérios de avaliação de estoques que hoje existem facilitam o método de contagem de estoque como inventario periódico e inventario permanente, PEPS, UEPS e custo médio ponderado. Como também as diferentes maneiras de avaliar o ativo tornando a contabilidade mais completa e abrangente de forma a facilitar cada vez mais o trabalho e o entendimento do contador.
Sobre os princípios contábeis destacam os da entidade e competência. O da entidade diz que o patrimônio da entidade não deve se misturar com os do sócio e o da competência onde toda recita deve ser gerada no mesmo período independente de serem recebidas ou não.
A legislação contábil mostra a função do CFC e CRC. Onde suas normas são obrigatórias o cumprimento pelo contador e pela empresa sem ferir o código de ética profissional do contador.
2. Aplicação Financeira
As aplicações financeiras são feitas geralmente por a empresa possuir recursos financeiros disponíveis maiores que o necessário para o capital de giro. Existem várias aplicações como na compra de títulos de créditos, fundo de investimento entre outros. A classificação desses investimentos depende do prazo fixado para vencimento.
Aplicações de liquidez imediata significam transformar em dinheiro vivo rapidamente, sua contabilização é feita pela aplicação de um determinado valor, que em certo período gera um rendimento. E desse montante será descontado o imposto de renda retido pelo banco.
No regime de juros compostos, os juros gerados pela 1ª