Sindicato
Tema:
Explique a importância das principais leis federais de relações trabalhistas e por que as leis do trabalho passaram por um ciclo de repressão e encorajamento.
A palavra “trabalho” vem do Latim, no inicio o trabalho era considerado castigo, tortura, umas das primeira forma de trabalho era dos escravos, onde perpetuou por longo anos. Foi na Revolução Francesa de 1848, que foi reconhecida o direito do trabalho, foi através disso que os trabalhadores passaram ter direito ao salário.
Com passar dos anos os trabalhadores começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, mais foi a partir da primeira guerra mundial que passou a surgi a constituição social, que a inclusão de preceitos relativos á defesa das pessoas, que incluía o direito do trabalhador. A primeira constituição alcançada em beneficio dos trabalhadores foi no México em 1917 onde foi decretada que a jornada de trabalho seria de 8 hrs, entre outras conquistas.
No Brasil não foi diferente, como na Europa já estava em crescente a legislação do trabalho, teve uma grande pressão para acompanha pois aqui já estava em pleno crescimento industrial, o pé inicial para politica trabalhista, foi em 1950 no comando de Getúlio Vargas, com isso aos poucos iam nascendo os sindicato, onde os trabalhadores buscavam mais direitos.
Em 1964 que foi ano do golpe militar, foi a mais dura repressão enfrentada pela classe trabalhada no Brasil, isso atingiu sindicatos de todo o país , mais o grande pico foi o decreto n° 4.330, conhecido como “antigreve”, classe trabalhadora sofreu por anos com cassações, torturas e prisões entres outros atos abusivos, mais foi 1970 que surgi um novo sindicalismo, que ficava no ABCD paulista.
Mais para trabalhadores conquistar mais direitos eram necessária fazer Greves, que significa isso, é um fenômeno social, condicionada por fatores sociais, políticos e econômicos, caracterizada como meio de pressão contra o empregador para obter uma reivindicação de interesse