SINALIZAÇÕES NA SAUDE
27
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ALERTA PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM
PACIENTES HOSPITALIZADOS
Heimar F. Marin*
Patricia Bourie**
Charles Safran**
MARIN, H.F.; BOURIE, P.; SAFRAN, C. Desenvolvimento de um sistema de alerta para prevenção de quedas em pacientes hospitalizados. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 3, p. 27-32, julho 2000.
Este estudo descreve a análise de um Sistema computadorizado de avaliação do paciente no desenvolvimento de um sistema de alerta para prevenir quedas de pacientes hospitalizados. Foi realizada a revisão de prontuários para identificar os fatores de risco presentes no referido instrumento de avaliação. As variáveis identificadas foram: estado funcional do paciente incluindo andar, transferir-se e toilete, sexo e habilidade de realizar auto-cuidado. Usando tais variáveis, foi desenvolvido um sistema de alerta que encontra-se disponibilizado desde Fevereiro de 1997. Em uma segunda etapa, pretende-se estudar o impacto deste sistema na qualidade do atendimento de enfermagem.
UNITERMOS: informática clínica, enfermagem, quedas
INTRODUÇÃO
Queda de paciente internados é um importante tema de investigação em saúde, estimulando pesquisadores de diversos países a identificar os principais fatores de risco, incidência e conseqüências.
No ambiente hospitalar, conforme ressaltado por
TACK et al. (1987) queda de pacientes pode tanto aumentar o tempo de internação, aumentar o custo do tratamento e causar desconforto ao paciente, quanto acarretar septicismo com relação a qualidade do serviço de enfermagem e a responsabilidade do profissional.
Em pessoas idosas, a ocorrência de quedas é também bastante comum, afetando mais de um terço destas pessoas anualmente (TIDEIKSAAR, 1992). Na
Finlândia, segundo citação de NURMI et al. (1996), quedas também representam o mais freqüente acidente entre os mais idosos.
Em 1983,