Formado em curso de Inglês
Livre direto
Quando um jogador desferir um “carrinho”(golpe rasteiro em que o agressor desliza pelo campo, com a intenção de chutar a bola ou a perna de apoio do jogador que está com a posse da bola), ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de aleijar o adversário. O jogador chuta a bola, para a direção que pretender, sem auxílio de nenhum outro. Há necessidade de construir uma barreira, por parte da equipe adversária, na qual os jogadores devem estar, no mínimo, a 9,15 m da bola. Livre indireto
É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do guarda-redes), entre outros. O jogador passa a bola, para outro companheiro de equipa, para que esta seja chutada para qualquer direção. A bola não pode entrar diretamente no gol sem tocar em outro jogador. Se o jogador que cobrar a falta chutar para o gol e a bola entrar sem tocar algum outro jogador, será cobrado tiro de meta pelo goleiro da equipe adversária.
Se o jogador que cobrar a falta chutar para o gol e a bola tocar em um jogador do próprio time antes de entrar na meta, o gol será validado.
Se o jogador que cobrar a falta chutar para o gol e a bola tocar em um jogador do time adversário (incluindo o goleiro) antes de entrar na meta, o gol será validado.
Penalidade
Um penalti é assinalado quando ocorre uma infração dentro da grande área. No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, localizada a 11m da baliza, o guarda-redes deve estar sobre ou atrás da linha, todos os jogadores devem estar fora da área.
Procedimento:
O executor do tiro penal chutará a bola para frente; não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha tocado a outro jogador; a bola está em jogo no