Sinalização Técnica
Universidade de Fortaleza
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT
Curso de ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: Comunicação Visual II – T826
Professora: Maria Daniela Rosário de Alcântara
Wladimir Capelo Magalhães
1. Sinalização técnica
Sua função é informar ao indivíduo a direção e/ou definição de um local.
Um sistema de sinalização técnica pode ser desenvolvido em vários níveis: regional, turístico, rodoviário, urbano (vertical e horizontal). Também pode ser desenvolvido para locais de concentração: parques, campi, clubes, condomínios, edifícios.
Um tipo especial de sinalização técnica, regulamentada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é aquela que diz respeito às tubulações dos edifícios, na qual são determinadas cores específicas para cada tipo de duto segundo o sistema de instalações aos quais pertençam.
Um sistema de sinalização técnica pode ter as seguintes funções: direcionar ou dividir fluxos de circulação; indicar ou definir um local; advertir sobre um uso ou situação; oferecer informações sobre uma região, acontecimento, monumento, etc.
1.1 Sinalização arquitetônica
É a sinalização técnica de um edifício, de um conjunto de edifícios ou de áreas externas. Sempre que possível a sinalização deve fazer parte de um sistema maior de identidade visual.
1.1.1 Processo de projeto de um sistema de sinalização arquitetônica
a. diagnóstico da situação existente
Análise dos projetos, dos usuários, dos organogramas e do sistema de identidade visual e/ou de sinalização (se houver). Estudo dos fluxos e identificação dos ambientes e sua hierarquia. b. projeto
Estudo conceitual, anteprojeto (experimentação), projeto executivo, acompanhamento da execução.
1.1.2 Peças que compõem o projeto de um sistema de sinalização arquitetônica
memorial descritivo quantitativos definições gráficas (suporte da mensagem) definições técnicas/ construtivas (suporte físico)
layout