SINALIZAÇÃO DE HELIPONTOS
As sinalizações presentes em helipontos do país segue um extenso conjunto de regras e leis a serem compridos para autorizar a operação de helicópteros nesta área determinada para tal e para que ocorram de modo a promover a segurança de tais operações. Para tal possuem dentro de um heliponto certas marcas que indicam aos pilotos o tipo de operação que podem realizar ali e suas restrições, dizendo se pode ou não realizar o pouso naquele heliponto.
Esta sinalização está presente pintada de forma padrão e com tintas que podem ser facilmente visualizadas pelos pilotos a uma altitude considerável e para isso essas sinalizações possuem medidas determinadas e cores como branco e amarelo fosforescentes, vermelho e sendo a área de pouso e decolagem incluindo a área de toque pintada de azul. Por exemplo, existe nos helipontos uma numeração no canto direito superior que representa em toneladas o peso máximo operacional com que o helicóptero pode utilizar aquele heliponto, ou seja, o peso máximo que o pavimento, piso, daquele heliponto irá suportar que o helicóptero pouse sem causar danos tanto ao helicóptero como ao heliponto. Esta mesma numeração possui uma medida media de 2x2 metros.
A grande maioria dos helipontos possui em sua sinalização na área de toque das aeronaves um triangulo que aponta para o norte magnético, esse triangulo possuem uma medida em torno de 10 metros suas laterais, sendo pintado também na cor amarelo fosforescentes. No centro do heliponto se encontra os códigos do heliponto determinando o tipo de operações ali realizadas, por exemplo, heliponto militar, publico particular, hospitalar e de emergência, sendo pintados também em amarelo e nas medidas determinadas de 3x2 metros em media. Em helipontos hospitalares no chão possui pintado no chão uma cruz com 3 metros de largura e 3.50 metros de comprimento ficando a aproximadamente 1 metro de distancia dos cantos da área de operação de pouso e decolagem dos helicópteros e