Sinalização de emergência
Este plano descreve, aos funcionários e integrantes, conhecimentos para desenvolver procedimentos e respostas a um evento caracterizado como uma emergência, atuando em ações coordenadas, zelando pela integridade física e social de todos os integrantes e patrimônio da instituição. Estas emergências incluem incêndios, derrames ou descartes de produtos perigosos, primeiros socorros, espaço confinado, condições meteorológicas severas, emergências elétrica, e outras emergências que possam ocorrer na Filial de ....
Este plano visa:
a) Minimizar o efeito da emergência sobre os integrantes, a comunidade e o meio ambiente;
b) Reduzir perdas de produtos e danos à propriedade ao mínimo;
c) Assegurar cooperação entre gerências e unidades de negócio;
d) Assegurar o fornecimento de informações exatas às autoridades.
2. REFERÊNCIAS
ABNT: NBR 15219/05 – Requisitos do plano de emergência
ABNT: NBR 14276/06 – Requisitos para formação da brigada de emergência
IT CB 17/04 – Instrução Técnica nº 17 do corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
NFPA 600, Brigadas de Incêndios Industriais/01
RT 14/2009 – Resolução Técnica nº 14 do corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
3. DEFINIÇÕES
3.1. Assistente de Locomoção: Fração de pessoas capacitadas para atuar no auxílio de locomoção das pessoas com dificuldades de locomoção definitiva ou momentânea.
3.2. Brigada de Emergência: Grupo organizado de pessoas voluntárias, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono, combate a um princípio de incêndio e prestar primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.
3.3. Choque elétrico: Qualquer tipo de acidente quer seja pelo contato direto ou por ação de arco voltaico, que envolva a condução de energia elétrica através do Corpo Humano resultando ou não em fraturas, queimaduras generalizada, perda de membros, parada cardiorrespiratória, entre outros.
3.4. Coordenador Geral de