Desenvolvimento sutentável
Resumo e Resenha Crítica
05/06/2012
1ª Fase – Ciência da Computação |
O Conceito do Desenvolvimento Sustentável.
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu durante a Comissão de Brundtland, em 1980. Gro Harlen Brundtland apresentou a seguinte definição para o conceito: “É a forma com as atuais gerações satisfazem as suas necessidades sem, no entanto, comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.
Durante a Conferência da ONU em Estocolmo, a crescente discussão foi conciliar a atividade econômica com a preservação do meio ambiente. Conforme Nobre & Amazonas (2002), o pensamento foi abordado pelo secretário Jim Macniell, que destacou que a capacidade de regeneração dos recursos naturais se tornava comprometida, em função do seu consumo de forma desenfreada.
Para Elkington, dez anos após a Comissão, viu-se que somente a questão ambiental não resolvia os problemas de uma economia global sustentável. Seria necessário atingir outros meios para se conseguir a sustentabilidade: “aqueles que pensam ser a sustentabilidade somente uma questão de controle de poluição, não estão vendo o quadro completo”.
Foi percebido que não era somente uma questão ambiental ou econômica, mas sim, uma questão social.
Será cada vez mais difícil para as empresas fazerem negócios, tendo em vista o empobrecimento dos clientes, a degradação do meio ambiente, a falência dos sistemas políticos e a dissolução da sociedade.
O objetivo do desenvolvimento sustentável seria a preservação da riqueza global, referem-se aos ativos financeiros, recursos naturais e qualidade de vida da população.
O desenvolvimento sustentável evoluiu até que se chegasse à composição de três pilares: social, econômico e ambiental.
Pilar Econômico
O pilar econômico refere-se ao lucro da empresa, requer uma busca de sustentabilidade econômica da empresa a longo prazo. É preciso entender como as empresas avaliam se suas atividades