sinalização celular. Mensageiros e Vias
O registro fóssil sugere que sofisticados organismos unicelulares semelhantes às bactérias atuais estavam presentes na Terra há três e meio bilhões de anos, mas aparentemente foram necessários mais dois e meio bilhões de anos para que surgissem os primeiros organismos multicelulares.
Por que a multicelularidade evoluiu tão lentamente?
Embora a resposta não seja conhecida, parece estar relacionada com a necessidade de um organismo multicelular de elaborar mecanismos de sinalização que permitam às células se comunicar umas com as outras, de forma a coordenar seu comportamento em benefício do organismo como um todo.
Sinais intercelulares, interpretados por uma maquinaria complexa da célula que responde a eles, leva cada célula a determinar sua posição e função especializada no organismo e garantir, por exemplo, que cada célula somente se divida quando as células vizinhas lhe ordenarem. A importância de tais "controles sociais", na divisão celular, torna-se evidente quando esses controles falham, resultando em câncer, o qual geralmente mata o organismo multicelular.
À medida que mais técnicas sensíveis e apuradas tornaram-se disponíveis para o estudo das células e dos mecanismos que as mesmas utilizam para comunicarem-se umas com as outras, as características intrincadas dos processos de sinalização utilizados pelos eucariotos superiores estão lentamente sendo desvendadas.
Uma célula animal possui um sistema complexo de proteínas que lhe permite responder aos sinais enviados por outras células. Esse sistema inclui receptores proteicos de superfície celular e intracelulares, proteinoquinases, fosfatasses proteínas ligadoras de GTP e muitas outras proteínas, com as quais essas proteínas-sinais interagem.
Princípios gerais da sinalização intercelular.
Moléculas Sinalizadoras Extracelulares São Reconhecidas por Receptores Específicos Localizados na Superfície ou no Citoplasma das Células-Alvo.
Enquanto as leveduras se comunicam umas com as