Sinais vitais
Estes sinais são indicadores das funções vitais do organismo podendo orientar o diagnóstico inicial e o acompanhamento clínico do paciente. São eles: pulso, respiração, pressão arterial, temperatura. Sua verificação é essencial na avaliação clínica. Essa avaliação deve ser feita obrigatóriamente com um exame físico e com histórico do paciente.
Devemos então considerar as seguintes condições:
- ambientais, como temperatura e umidade do local;
- pessoais, como exercício físico recente, tensão emocional e alimentação;
- equipamento que deve ser apropriado e calibrado regularmente.
PULSO: é a onda provocada pela pressão do sangue contra a parede arterial toda vez que o ventrículo esquerdo se contrai. Cada impulso ou onda sentida é um reflexo do débito cardíaco, pois a frequência de um pulso equivale a frequência cardíaca. Débito cardíaco é o volume do sangue bombeado por cada lado do coração em um minuto. Os dados considerados normais são: 60 a 100 bpm em adultos, 80 a 120 bpm em crianças, 100 a 160 bpm em bebês.
RESPIRAÇÃO: processo do qual ocorre a troca gasosa entre a atmosferae as células do organismo, sendo composta pela ventilação e pela hematose, variando conforme a idade: ex, 12 a 20 mrpm em adultos, 20 a 30 mrpm em crianças, 30 a 60 mrpm em bebês.
PRESSÃO ARTERIAL:é a pressão exercida pelo sangue no enterior das artérias, dependendo da força exercida pela sistole ventricular, do volume sanguíneo e da resistência das artérias. Os valores médios são: 04 anos - 85/60 mmHg, 06 anos - 95/62 mmHg, 10 anos - 100/65 mmHg, 12 anos - 108/67 mmHg, 16 anos - 118/75 mmHg, adultos - 120/80 mmHg, idosos - 140 a 160/90 a 100 mmHg;
TEMPERATURA: ela reflete o balanceamento entre o calor produzido e o calor perdido pelo corpo. Vários fatores podem influenciar o comportamento corporal,ex: meios físicos e químicos e o controle feito através da estimulação do sistema nervoso. A temperatura pode ser medina através da boca, do ânus e da