SINAIS VITAIS abel
-4 principais sinais vitais: Pulso, temperatura, respiração, pressão sanguínea.
-TERMINOLOGIA : Normocardia (freqüência normal); Bradicardia (freqüência abaixo do normal); Taquicardia (freqüência acima do norma); Taquisfigmia( pulso fino e taquicárdico); Bradisfigmia( pulso fino e bradicárdico).
-PRESSÃO ARTERIAL- reflete a pressão que o sangue exerce contra a parede dos vasos, quando é lançado na corrente sanguínea, pelo ventrículo esquerdo, sendo essa pressão dependente de 5 fatores principais: força contrátil do coração, resistência vascular periférica, volume do sangue circulante, viscosidade sanguínea, elasticidade da parede dos vasos.
Pressão máxima- chamada de sistólica, é exercida pelo batimento cardíaco no momento em que o ventrículo esquerdo ejeta o sangue através da artéria aorta. O termo refere-se à sístole que é a fase de contração do ventrículo esquerdo seguido de ejeção de um volume de sangue.
Pressão mínima- chamada de diastólica, é a pressão que esta continuamente presente nas artérias, na fase de relaxamento (diástole) e enchimento do ventrículo esquerdo.
Parâmetro- Em um individuo adulto, as cifras normais são próximas de 120 mm Hg para a pressão sistólica e 80 mm Hg para diastólica. Em idosos podem ser consideradas normais valores até 140X90 mm Hg. Aumenta com a idade e é considerada normal para o adulto entre130/80,130/70,120/80,120/70.
Terminologia Básica: Hipertensão: PA acima da média (mais de 150/90)
Hipotensão: PA inferior á media (menos de 100/60)
PA Convergente: quando a sistólica e a diastólica se aproximam (120/100)
PA divergente: quando a sistólica e a diastólica se afastam (120/40).
Técnica- Explicar