Trabalho sobre Cultura
1º Período B
O ABORTO NO BRASIL
VARGINHA/MG
2015
Conceito, função e qualidades da cultura
No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência. Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social. Só o homem possui cultura. Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
As funções da cultura são:
Satisfazer as necessidades humanas;
Limitar normativamente essas necessidades;
Implica em alguma forma de violação da condição natural do homem.
Qualidades da cultura:
A cultura é social, seletiva, explícita e implícita.
Social – a cultura é criada, aprendida e acumulada pelos membros do grupo e transmitida socialmente de uma geração a outra.
Seletiva – as sociedades constroem suas culturas através dos tempos, nem sempre incluem todos os padrões comportamentais.
Explícita – é a cultura manifesta por meio de ações e comportamentos.
Implícita – é a cultura não manifesta que se encontra no íntimo das pessoas.
Cultura popular, erudita, material, imaterial, concreta, abstrata, real e ideal
Cultura popular é uma prática constituinte das áreas culturais, é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, é um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas. A cultura popular é de fácil generalização e expressa uma atitude adotada por várias gerações em relação a um determinado problema da sociedade. A grande maioria da cultura popular é transmitida oralmente, dos elementos mais velhos da sociedade para os mais novos.
A cultura erudita é aquela que se opõe à