Sinais do batismo
Os Símbolos na Liturgia contém, ocultam, e ao mesmo tempo revelam e comunicam o mistério.
Na Liturgia todos os Sinais são Sinais Simbólicos, e serão Sinais Litúrgicos na medida em que forem capazes de OCULTAR, CONTER, REVELAR E COMUNICAR OS MISTÉRIOS DE CRISTO.
Símbolos do Batismo
Sinal da cruz
O óleo
A vela
A veste branca
A água
O sal
SINAL DA CRUZ - É a identidade do Cristão. Traçada no peito e na testa significa que o BATIZANDO, pelo batismo, participa da morte libertadora de Jesus Cristo. Lembra a graça da redenção que Cristo nos proporcionou na cruz.
“SINAL DA CRUZ”
Os Pais pedem o Batismo para a criança, o sacerdote convida-lhes a traçarem o “Sinal da Cruz” na fronte da criança; exprime o primeiro encontro da criança com a fé em Jesus Cristo e na Salvação pela morte redentora do Senhor na Cruz.
A salvação de Deus vem à criança através da fé dos pais, pois eles, pelo Sacramento do Matrimônio, são constituídos mediadores entre Deus e o filho.
O ÓLEO - assim como o óleo penetra na pele da criança, Cristo penetra na vida da pessoa, em especial no seu coração (a unção é feita no peito), fortalecendo o ungido na luta contra o mal.
O sacerdote unge o peito da criança, dizendo: “O Cristo Salvador te dê sua força. Que ela penetre em tua vida como este óleo em teu peito”.
A VELA
Simboliza a presença do Espírito na vida do batizando e a fé em Jesus ressuscitado. Acende-se uma nova luz, luz da graça, da fé, que deve ser conservada até o fim da vida pela vivência em Cristo.
É acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou o batizado, que deverá ser “luz do mundo”.
A VESTE BRANCA
Expressa a pureza, a vida nova que recebemos no batismo e que agora vamos viver. Sinaliza que o batizado “vestiu-se de Cristo”, o que equivale a dizer que ressuscitou com Cristo.
O Símbolo Batismal mais importante é a “Água”. No princípio o Espírito de Deus pairava sobre as