Comércio eletrônico
Comércio eletrônico ou e-commerce, ou venda não presencial, que se estende até venda por telemarketing, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador onde as chamadas Lojas Virtuais fazem exposição de produtos e serviços, onde os mesmos são apresentados em detalhe, com descrição, foto e demais características, além de oferer formas de pagamento online. O Comércio Eletrônico é um movimento que começou na década de 40, com o surgimento do primeiro computador a válvulas. Nos anos 70, Comércio Eletrônico eram operações feitas com tecnologias que permitiam o envio eletrônico de documentos comerciais, como ordem de compras. Nas décadas seguintes, o CE vira sinônimo da expansão dos cartões de créditos, caixas eletrônicos e dos serviços de atendimento ao cliente (SAC). Há também a modalidade “Vitrine Virtual” onde apenas é divulgado as lojas, produtos e serviços. Já sua comercialização se faz por meio de contato pessoal: telefone, fax, correio, e-mail ou visita ao estabelecimento.
Comércio Eletrônico e suas transações
O comércio eletrônico possui duas formas de transação. A primeira se refere à natureza dos participantes que divide o comércio eletrônico em 3 formas: 1) Empresa-consumidor (e-commerce B2C): venda de produtos e serviços a compradores individuais.
2) Empresa-empresa (e-commerce B2B): venda de bens e serviços entre empresas
3) Consumidor-consumidor (e-commerce C2C): venda eletrônica de bens e serviços entre consumidores. A segunda forma de transação se refere à conexão física entre o participante e a web. Utilizava-se redes ligadas por fio e hoje pode-se acessar a internet e todos seus tipos de serviços através de telefones celulares e outras aplicações digitais portáteis sem fio. A utilização desse tipo de aparelho, chama-se Comércio móvel (m-commerce).
Internet e o Comércio Eletrônico
A Internet, criada nos anos 60 para