Curso de Batismo
“O que pais e padrinhos precisam saber sobre o Batismo”
Primeiramente: porque você batiza seu filho?
- Motivos: 1) medo da criança apanhar mau olhado, medo de doenças, medo da criança não ser feliz; 2) porque é uma tradição, porque você é católico, porque não quer que o filho fique pagão; 3) por causa da salvação, para que criança tenha direito ao céu, para que ela fique sem o pecado original, se torne cristão, filho de Deus e membro da Igreja.
- Ao pedir o Batismo para o seu filho você deve estar convencido do sentido, do valor e das responsabilidades desse ato. O Batismo é o começo de uma vida nova, que vai ser ensinada pelos pais e padrinhos.
O Batismo é um sinal e um sacramento:
- O batismo é um Sinal. Sinal de Aliança com Deus. E esse sinal é Sagrado. É um Sacramento. São sete os sinais sagrados, ou sete sacramentos.
Batismo e fé:
- O batismo nasce da fé em Jesus Cristo e na Trindade que ele revelou, e supõe essa fé. Fé da Igreja. Os pais e padrinhos devem oferecer a garantia da educação na fé cristã, se tais garantias não forem sérias isso poderá constituir um motivo sério para adiar o batismo.
Batismo, conversão e perdão dos pecados:
- Desde o começo da Igreja é um sacramento de conversão. Em nome da Igreja quem assume a fé e a conversão das crianças batizadas são seus pais e padrinhos.
- Dúvida de muitos: A criança não é culpada, que pecado lhe é perdoado? É o pecado original, solidariedade com o mal, batismo, solidariedade com a graça.
O Batismo é necessário para a salvação:
- Em perigo de morte qualquer um pode batizar uma criança de família cristã: Derramando água se diz “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.
- Condena-se quem morre sem batismo? “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16, 16). Jesus não disse quem não for batizado será condenado, mas quem não crer será condenado.
- Batismo de intenção e de desejo. Não se deve pensar que uma criança que morre