Simulação empresarial
Jogos¹
Bem vindos a nossa primeira aula web da Unidade I !!!
Inicialmente convido a todos alunos para assistirem ao vídeo motivacional abaixo relacionado. Mesmo que alguns já o tenham apreciado, nunca é demais tomarmos como base os belos exemplos de superação!
Jogos
Conforme estabelecido historicamente, os jogos podem ser definidos como “[...] uma atividade entre dois ou mais formadores de decisões que procuram alcançar seus objetivos em algum contexto limitador” (ABT, 1974 p.6). Ou, ainda, “jogo é uma atividade voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço...”. (HUIZINGA, 1993 p.33)
Observem o trailer abaixo de um famoso filme que demonstra a capacidade de persuadir durante o processo:
Para Zugman (2005), “Jogo é toda a situação em que existem duas ou mais entidades em uma posição em que as ações de um interferem nos resultados de outro.”
Segundo Almeida (2006), “devido à falta de interesse científico, até 1920, não haviam análises técnicas adequadas para estudar estratégias de jogos.” A autora pondera ainda que “[...] jogos de tabuleiros, dados, cartas, ou em geral, os jogos de salão, divertem a humanidade desde a formação das primeiras civilizações, por colocarem as pessoas em situações nas quais vencer ou perder dependem das escolhas feitas no início das partidas, sendo assim, o jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento das pessoas, mas só despertou interesse após muito tempo, com o surgimento da teoria da probabilidade.”
Os jogos acompanham o homem desde os primórdios, mesmo que de forma indireta. Segundo Gramigna (2007) naquele tempo, como o homem ainda não sabia falar, se utilizava do jogo dos gestos e dos sons para uma comunicação específica e, ao descobrirem a fala, iniciaram-se os jogos de palavras.
Para Elgood (1987), jogo é qualquer exercício que atenda às quatro condições relacionadas:
1) Tenha uma estrutura suficientemente evidente, de modo a poder ser reconhecido como o mesmo,