simulaçao numerica
Engenharia Mecânica
SIMULAÇÃO NUMERICA
São João Del-Rei – MG
Julho, 2014
1.INTRODUÇÃO
Os estudos de resistência dos materiais é baseado na explanação do comportamento físico dos materiais sob carga e na subsequente modelagem desse comportamento. A ênfase recai sobra a importância de satisfazer os requisitos de equilíbrio, compatibilidade de deformação e comportamento do material.
Em muitos casos de aplicações em engenharia é necessário limitar o grau de deflexão e tensão máxima que uma viga ou eixo pode sofrer quando submetido a uma carga. Os métodos analíticos incluem o método da integração, a utilização de funções de descontinuidade e o método da superposição, para isso foram realizados cálculos numéricos com intuito de avaliar a capacidade de aplicação da matéria pelos alunos, bem como realização de uma simulação no Abaqus. a fim de comparar os resultados obtidos pelo método analítico com a simulação. Por esses motivos e muitos outros foi desenvolvido um método numérico, muito disseminado entre as engenharias que barateia os custos e diminui o tempo de teste, o método de Elementos Finitos. Neste trabalho, buscaremos demonstrar os resultados que podem ser alcançados utilizando métodos analíticos para encontrar deformações e tensões e ainda compará-los com resultados obtidos através de software.
2.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O método dos elementos finitos é um método matemático para a solução de equações diferenciais parciais, tais como as equações de Poisson e Laplace (BASTOS, 2005). O conceito mais fundamental do MEF é o de que toda “função contínua, seja ela de temperatura, pressão ou deslocamento, pode ser aproximada por um modelo composto de um conjunto de funções contínuas (dentro de um intervalo) definidas sobre um número finito de subdomínios” denominados por elementos finitos (SEGERLIND, 1976). O maior problema do MEF é a dificuldade de geração de malha.