Física
Requer o uso de estatísticas e de recursos, como, por exemplo, percentagens, média, mediana, entre outros, como o objetivo é o de apurar as opiniões explícitas dos entrevistados. Por meio de questões do tipo “fechadas”, apresenta-se um conjunto de alternativas de respostas no intuito de se obter aquela que melhor representa o ponto de vista da pessoa entrevistada. Tal procedimento garante uniformidade de entendimento por parte dos entrevistados, o que contribui para a eficácia, a precisão e a padronização dos resultados.
Pesquisa qualitativa é traduzida por aquilo que não pode ser mensurável. Assim sendo, quando se trata do sujeito, levam-se em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades. Tais pormenores não podem ser traduzidos em números quantificáveis.
Afirma-se que a pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, uma vez que estimula o entrevistado a pensar e a se expressar livremente sobre o assunto em questão. Na pesquisa qualitativa, os dados, em vez de serem tabulados, de forma a apresentar um resultado preciso, são retratados por meio de relatórios, levando-se em conta aspectos tidos como relevantes, como as opiniões e comentários do público entrevistado.
Os dois métodos podem ser usados em conjunto de forma a conseguir resultados científicos. Os investigadores podem usar os dois métodos, beneficiar as vantagens existentes nos dois, suportar os dados qualitativos com dados quantitativos, sendo possível juntar mais informação do que usando apenas um dos métodos.
Fonte: http://www.siqueiracampos.com/