simulado do saresp historia
Questão 1
A noção do que é um documento histórico remete-nos a todo vestígio deixado por uma época, ganhando este status de documento, seja escrito ou não. Nesse sentido, objetos pessoais, fotos, pintura, roupas e toda sorte de heranças legadas pelo passado são compreendidas como fontes para o trabalho do historiador. No entanto, as fontes necessitam de leitura e mediação de um profissional especializado, que possa analisá-las. Das alternativas a segui, assinale aquela que melhor identifica o trabalho do historiador.
A) Reconstruir trechos da historia de forma confiável e definitiva, com base em documentos escritos.
B) Analisar, de maneira critica, as diferentes fontes, construindo versões sobre um período.
C) Identificar o que é verdade ou mentira a respeito de um período histórico.
D) Trabalhar com fontes oficiais, pois são a garantia do que realmente aconteceu no passado.
Questão 2
Leia o trecho selecionado de uma reportagem publicado no jornal Folha de S. Paulo, no dia 9 de março de 2008, acerca de João Cândido, líder da Revolta da Chibata.
A marinha liberou, após 97 anos, documentos referentes ao marinheiro de 1ª classe João Cândido Felisberto (1980-1969),o “almirante negro”, líder da Revolta da Chibata, e ajudou a localizar sua ficha no Arquivo Nacional. Os documentos agora tornados públicos só haviam sido consultados por oficiais e historiadores da Marinha e usados para corroborar a versão oficial do episodio que acabou com os castigos corporais nos navios da guerra. (...) O documento mais importante é a ficha funcional. João Cândido entrou para a Marinha como grumete em 10 de dezembro de 1985, chegou a ser promovido a cabo, mas depois foi rebaixado. Nos 15 anos em que permaneceu na Armada, ele foi castigado em nove ocasiões com prisões que variaram de dois a quatro dias em celas solitárias “a pão e água” e duas vezes com o rebaixamento de cabo para marinheiro.
Não há registro, na sua ficha de 24